sábado, 22 de outubro de 2011

Porto da Pedra, orgulho de ser gonçalense


Texto por Marcelle Corrêa

A Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra está se preparando para o carnaval 2012 com o enredo “Da Seiva Materna ao Equilíbrio da Vida”, que vai falar da importância do leite na alimentação para uma vida saudável com ênfase no iogurte. Atualmente a escola fundada no município é a única representante da região no Grupo Especial do carnaval carioca. Depois do belíssimo desfile do carnaval de 2011, quando a agremiação homenageou às obras da autora infantil Maria Clara Machado, com o enredo "O sonho sempre vem pra quem sonhar", ela ficou com a 8ª colocação, porém não desistiu do sonho de ser campeã do carnaval carioca, título ainda inédito na escola gonçalense.

-Nossa escola é muito ligada a comunidade, tanto que 90% das nossas fantasias são doadas para a população gonçalense. De outubro pra cá a escola mudou sua gestão e com isso foi realizada uma troca em toda a diretoria e hoje a gestão está voltada para a profissionalização- conta o diretor de carnaval Amauri de Oliveira.

Em janeiro deste ano o programa social Abraço do Tigre, vinculado a escola de samba Porto da Pedra, deixou de ser um programa, que já existia há sete anos, para se tornar o Instituto Abraço do Tigre, que foi formalizado este ano pela nova direção da agremiação. A entidade sem fins lucrativos realiza vários projetos de ações de cidadania, entre eles, a realização de atendimentos ambulatoriais para sete especialidades médicas, que são fisioterapia, ortopedia, dentista, ginecologia, pediatria, urologia e psicologia, com médicos voluntários.

-Atendemos a população do município com atividades assistencialistas como atendimento médico que engloba várias parcerias, esse conjunto de atividades só engrandece todos nós que trabalhamos aqui- disse o diretor de carnaval.

Outro projeto também faz sucesso na comunidade. É o de doação de cestas básicas para os mais necessitados, onde cerca de 110 famílias buscam todo mês suas sextas que contém alimentos básicos para sobrevivência diária. Ainda estão no papel, mas que deve começar a ser executado ainda este ano. É o caso da criação da escola de samba mirim Abraço do Tigre, que pretende atender crianças de seis a dezessete anos, ensinando a eles a arte de trabalhar em todos os seguimentos de uma escola de samba, como passista, bateria, adereço, figurino, tudo em parceria com os profissionais da Porto da Pedra. Um telecentro também será construído no local. O presidente da escola, Francisco Marins, cedeu parte de seu camarote para a construção da sala de informática para fins educacionais. Os computadores foram todos doados.

A escola que possui uma parceria com a prefeitura de São Gonçalo, onde o poder executivo investe uma verba anual com apoio a projetos sociais. A escola que funciona como principal veículo de divulgação da cidade para o mundo, representa o município com toda pompa que uma escola de samba do grupo especial deve ter.

Criada em 1978, há 33 anos, a escola de samba vermelho e branco foi fundada depois que Bloco do Arrastão, formada por integrantes do antigo Porto da Pedra Futebol Clube e moradores do bairro homônimo, ganhou personalidade jurídica e virou samba enredo. No ano seguinte a agremiação ganhou seu primeiro campeonato, com o enredo "Festa Junina" e foi bi-campeã em 1980, com o tema "As Estações do Ano". Em 1981, alcança a categoria de Escola de Samba e passa a desfilar no Grupo B, de São Gonçalo, obtendo o vice-campeonato, com o enredo "Mundo Infantil". Um ano depois, passa ao Grupo A, com o enredo "No Reino da Fantasia", e conquista a sua primeira vitória como Escola de Samba.

Com idas e vindas para o grupo especial, nos últimos anos a escola se firmou na elite do carnaval carioca. Desde 2002 a escola está direto no Grupo Especial, onde tem feito bonito, apesar das notas dos jurados nunca ser igual a escolhida pela opinião pública.

Nenhum comentário: