sábado, 22 de outubro de 2011

Piscinão de SG: diversão e atividades gratuitamente para gonçalenses

Texto e foto por Marcelle Corrêa

O piscinão de São Gonçalo é um local de diversão e cidadania onde as pessoas podem freqüentar gratuitamente para pegar sol, tomar banho e também praticar atividades físicas. O local que antes era de responsabilidade da prefeitura da cidade, ficou fechado por dois anos, reabrindo em maio de 2010 agora com a responsabilidade do Governo do Estado. O espaço é visivelmente a única opção de lazer para os moradores de bairros próximos.

-Estamos dentro de uma área que é carente e ele foi construído aqui para suprir essa necessidade dos moradores e trabalhar de forma que toda a população seja incluída em nossas atividades, que são todas gratuitas. Nossa organização é tão grande, nosso espaço é tão bem conservado, que muitas pessoas pensam que é pago, mas não é- conta o administrador do local, Diego Muniz.

O espaço a beira da BR-101 tem capacidade de comportar 13 mil pessoas, porém nos dias de semana eles costumam receber cerca de 500 pessoas e 1.000 nos finais de semana, situação essa que muda no verão, quando eles passam a receber um número no entorno de sete mil pessoas por dia. Hoje, uma série de atividades são oferecidas gratuitamente e toda em toda data comemorativa é realizada uma festa , assim como festa junina e dia das crianças.

-Oferecemos vários tipos de esportes aquáticos como natação e hidroginástica, temos também o Tai chi chuan, futebol de areia, futevôlei. Aqui é um espaço amplo, bem cuidado que está de portas abertas para atender a população, e é muito importante frisar que todas essas atividades são gratuitas- disse a coordenadora administrativa Ana Carolina Gerk.

Há quem freqüente o espaço para praticar atividades físicas independente das já oferecidas no local, como é o caso de Rogério Salgado, 40 anos. Ele freqüenta o piscinão para correr e caminhar.

-Moro aqui mesmo no Boa Vista, mas lá para a divisa com o Boaçú e tem dois meses e meio que venho pra cá todas as manhãs com o intuito de perder peso. A estrutura daqui é excelente- disse o funcionário público.

Mais do que um espaço de esporte e lazer, o local também serve para conscientizar os cidadãos com atividades como o programa Atitude Sustentável, que promove a educação ambiental dos moradores. O local também recebe grupos de escolas e empresas que queiram fazer uma visita, e lá eles conhecem toda a estrutura do espaço com visitas guiadas onde a equipe de biólogos os levam para conhecer a estação de tratamento de água, como é feito a limpeza, conhecem o manguezal e toda sua importância para o ecossistema costeiro.

O Governo está fechando uma parceria com a Andef para que sejam realizadas ali atividades e atendimento para pessoas com deficiência, onde eles teriam o apoio de profissionais especializados para os ajudarem a realizar atividades na água.

importante deixar claro que as atividades são gratuitas, as pessoas podem vir se inscrever que serão muito bem vidas, e no caso de menores de 16 anos, deve estar matriculado em uma instituição de ensino- frisa a coordenadora.

Nenhum comentário: