sábado, 22 de outubro de 2011

Com público diversificado, bares e casas de shows gonçalenses levam os jovens a cair nas baladas pela cidade

Texto por Marcelle Corrê
Imagem da internet

São Gonçalo sempre foi um celeiro de grandes casas noturnas, e para atender a diversidade musical de sua população de mais de 1 milhão de habitantes, bares, boates e casas de shows possuem uma programação com tipos distintos de estilos musicais, é o que acontece no Caneco 90, a mais antiga casa musical do município. O local que foi inaugurado em 1985, apenas como um restaurante, abriu em 1997 a boate, que após 14 anos de existência continua fazendo sucesso para diferentes gerações. Hoje cada dia da semana possui uma programação de estilo diferente, como sertanejo, funk, pagode e pop.

-Frequento o caneco desde minha adolescência, quando ainda existia a matinê onde os atores de “Malhação” vinham aqui aos domingos. O tempo passou e eu continuo freqüentando o local que tem um clima agradável, até meus pais vem aqui aos sábados- disse a estudante Amanda Costa, 24 anos.

O clima de descontração não se resume somente ao caneco, ela se estende as demais casas de shows da cidade, uma delas é o Recanto do Caranguejo, localizado no bairro da Estrela do Norte, o local que era um simples barzinho com música ao vivo foi reformado no ano passado e ganhou status de casa de shows, devido à ótima infraestrutura do local, que lota com seus shows de pagode nos fins de semana e véspera de feriados. A Vibe Show foi inaugurada a pelo menos três anos, e sua ótima localidade, a beira da BR-101 atrai freqüentadores de municípios vizinhos como Niterói, Itaboraí e Maricá. O local que toca funk na maioria de suas festas, recebe também grandes artistas do cenário nacional, como Alcione, Zeca Pagodinho, Ana Carolina, Alexandre Pires, O Rappa, Maria Gadú, e Fábio Junior, que se apresenta no local dia 22/10. No entanto, o local não atende somente o público interessado em música, mas também nos interessados em comédias teatrais, prova disso são as apresentações de Leandro Hassum No espetáculo Lente de aumento, que é apresentado as quartas-feiras na “Quarta do riso”.

O clube Mauá que sempre atraiu milhares de pessoas para os shows programados ali virou ícone de micareta na cidade. É ali que se apresentam grandes astros da música baiana quando vem a cidade. Ivete Sangalo, Jammil, Eva, Chiclete com Banana, além da gonçalense Claudia Leitte, vem todo ano a São Gonçalo para se apresentar em cima do trio elétrico no campo de futebol do clube, um clássico.

Um local que virou point dos jovens da cidade é o chamado “baixo salvatori”. Com uma alusão ao “Baixo Gávea” e ao “Baixo Icaraí”, a rua de serviço em frente a prefeitura de São Gonçalo atrai centenas de pessoas interessadas em ouvir um bom sertanejo as terças-feiras. Em um curto espaço existem três bares que viraram sinônimo de alto astral no centro da cidade. Repartição, Mezzo e Rodo Bier recebem gente bonita e animada a fimd e fazer uma social depois do trabalho ou da faculdade.Para Sônia Cristina Rodrigues, uma das sócias do Mezzo, o público que freqüenta a casa as terças no concorrido Sertamezzo é diversificado, porém um público carente de eventos que não toquem funk.

-A cidade não tinha opção e agora nossa rua virou point. A galera se concentra aqui, nosso público é de um nível legal, uma galera bonita, das classes a e b de São Gonçalo e são epssoas de bom gosto que procuravam barzinhos bem freqüentados e que para achar tinham que se locomover até São Francico e Icaraí, em Niterói- disse a sócia do Mezzo, que já tem dois anos.

-Isso aqui é o mundo. Eu amo esse lugar, só tem gente bonita, homens gatos, e muito sertanejo. Sempre venho pra cá depois do trabalho e fico de 20h até a 0h, já afz parte da minha rotina as terças- conta a recepcionista Alexandra Amaral, 28 anos.

São Gonçalo abriga ainda uma casa exclusivamente para o funk, o famoso Castelo das Pedras, baile tradicional da cidade, atrai tanto pessoas de comunidades gonçalenses, quanto playboys e patricinhas que ficam no camarote rebolando ao som de Mr. Catra ou Gaiola das Popozudas. Um outro local que ainda está sendo descoberto pelos jovens é o Idéia Sertaneja. Na onda do estilo musical que conquistou os jovens do Brasil nos últimos tempos, o sítio no Largo da Idéia atrai pessoas interessadas em ouvir o “modão” sertanejo as quintas-feiras. Assim São Gonçalo segue como um celeiro de grandes locais para diversão em todos os cantos de município.

Nenhum comentário: