sábado, 22 de outubro de 2011

Lixos, animais mortos e carros queimados fazem parte da rotina dos moradores do Jardim São Vicente, no Engenho Pequeno

Texto e imagem por Marcelle Corrêa

Lixo, carros queimados e porcos. Essa é a situação em que constantemente se encontra um terreno as margens da Rua Waldir dos Santos, no Engenho pequeno. O local que é próximo ao Rincão do Senhor, no bairro da Água Mineral, virou depósito de lixo de gente que mora ali e até mesmo de moradores de outros bairros que vão até o local para despejar os entulhos. Ao passar em qualquer dia da semana pelo local é possível perceber o grande acúmulo de lixo por ali.

-É sempre assim, o caminhão passa e recolhe tudo, mas horas depois já está essa imundice. Antigamente largavam carro roubado aqui e tacavam fogo, agora até que parou, mas era direto- disse Gabriel Vargas, que sempre passa de carro pelo local.

Terrenos baldios são vizinhos que ninguém quer por perto, quem vive próximo a esses depósitos de lixo que tem mau cheiro e atraem urubus, porcos, ratos e insetos ao local. Os espaços abandonados, onde não há nada construído, geralmente acabam se transformando em depósito de sujeira. De acordo com uma moradora da localidade, é muito comum verem o despejo de lixo e entulho naquele local.

- É só olhar para ver a diversidade desse lixo. tem resto de carro, tem resto de comida, resto de obra, tem resto de tudo, até resto de animais mortos. Nós estamos próximos a uma área de proteção ambiental, deveríamos mais que nunca respeitar nosso habitat- reclamou Jardel Moraes, aposentado.

Jogar lixo em terrenos baldios é crime. Empresas ou pessoas físicas que cometerem esse tipo de infração estão sujeitas à penalidade em forma de multa. A Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Marquise, está desenvolvendo uma campanha de Educação Ambiental que visa despertar uma maior conscientização social a cerca da coleta de lixo na cidade. As metas da campanha são o reforço no esclarecimento quanto aos horários de coleta, a divulgação do canal disque lixo (0800-021 01 93), meio pelo qual os moradores podem esclarecer dúvidas ou fazer reclamações, e do site www.diadacoleta.com.br, onde os interessados encontram dias e horários do serviço, divididos por bairro.

Nenhum comentário: